Buscar
  • Rodrigo Lacombe

Você é médico e está sendo investigado ou processado em decorrência de "erro médico"?


Há uma tendência atual, diante de alguns acontecimentos desfavoráveis durante o tratamento, atendimento ou cirurgia, de se acusar os profissionais de “erro médico”. É importante que você saiba que, por inúmeras vezes, o evento desfavorável é decorrente das inúmeras variáveis e dos imponderáveis da ciência, não sendo, necessariamente, causado por condutas negligentes, imprudentes ou imperitas dos médicos.

Iatrogenia (iatros – médico e genia – origem) é uma expressão de origem grega que define o dano que é causado pelo médico.

Portanto, em uma primeira análise, as lesões causadas por médicos (iatrogênicas) podem parecer decorrentes de erros. Um olhar mais atento pode indicar que referidas lesões ocorrem independente de falhas ou erros.

Apesar dos significativos avanços, a medicina não é uma ciência exata, havendo, sempre, muitas questões imprevisíveis e fatores ainda fora de seu (enorme) alcance.

Em que pese o sofrimento dos pacientes (os destinatários dos estudos médicos), ou mesmo suas mortes e o sofrimento e o inconformismo natural de seus familiares e amigos, é necessária extrema cautela antes mesmo de se iniciar qualquer ação contra um médico, que somente pode ocorrer diante daquilo que o Direito Penal define como justa causa.

#erromédico #medicina #erro #médico

0 visualização

ARTIGOS / NOTÍCIAS

Inscreva-se!

Av. Erasmo Braga, 227 - Grupo 1105

Centro - Rio de Janeiro / RJ - 20020-000

Telefones:  21 2210-1665 / 21 2210-1669

E-mail: contato@lacombeadvogados.com.br

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon